DEFINIÇÃO
DA MINHA DIDÁTICA
O PROFISSIONAL QUE PENSA QUE SEU COMPROMISSO É COM O ALUNO, ESTÁ EQUIVOCADO, EDUCADOR O SEU COMPROMISSO É COM A CRIANÇA,
FAÇA ELA
SENTIR-SE IMPOTANTE AMADA E RESPEITADA A CRIANÇA É
UMA SEMENTE, A QUAL JESUS FALOU QUE DEPENDENDO DA TERRA EM QUE VOCÊ PLANTA ELA CRESCE DE ACORDO
COM O QUE A
TERRA OFERECE. EDUCADOR ESSA FOI
UMA DAS LIÇÕES QUE JESUS NOS DEIXOU, NÃO DESISTA DIZENDO QUE ESSE MUNDO NÃO TEM
MAIS JEITO, E POR ISSO TENTA TIRAR PROVEITO EM TUDO, ACREDITE NOS VALORES, FAÇA
A DEFERENÇA ESSA NÃO É UMA PROFISSÃO, É UMA MISSÃO TALVEZ A MAIS IMPOTANTE A
QUAL UM HOMEM PODE TER. QUANDO VOCÊ ESTIVER PENSANDO LEMBRE-SE DA MAIS
IMPORTANTE MISSÃO DE SUA VIDA, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É UM EDUCADOR.
A
didática é um recurso em que defini-la é impossível, pós a cada momento é uma
situação
Tanto
como recursos como métodos.
O profissional que pensa que seu compromisso
É
com o aluno, está equivocado, educador o seu
Compromisso
é com a criança, faça ela sentir-se
Importante
amada e respeitada a criança, faça ela sentir-se importante amada e respeitada
a é uma semente, a qual Jesus falou que dependendo da terra em que você planta
ela cresce de acordo com que a terra oferece, educador essa foi uma das lições
que Jesus nos deixou, não desista dizendo que esse mundo não tem mais jeito, e
por isso tentar tirar proveito em tudo, acredite nos valores, faça a diferença
essa não é uma profissão, é uma missão talvez a mais importante a qual um homem
pode ter. quando você estiver pensando lembre-se da mais importante missão de
sua vida, lembre-se de que você é um educador.
Sebastião
Pereira Viana Júnior.
Elaborado entre
Junho e Setembro de 2008
“A
HISTÓRIA DE TODAS AS SOCIEDADES ATÉ HOJE TEM SIDO A HISTÓRIA DAS LUTAS DE
CLASSE”
KARL MARX
Introdução
Cursando Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do
Maranhão que me dá total condições para lecionar nas respectiva fases da
do aprendizado que corresponde ao
Ensino Fundamental e Médio, com preparação para conduzir uma turma, seja ela com adolescente
ou adultos podendo me encaminhar para outras especializações como
psicologia,filosofia,antropologia ,sociologia.
Apresento um trabalho onde saberemos métodos de
conduzir alunos, formas de mostrar e apresentar trabalhos e a interação entre
os alunos, professor,sociedade e família.
Os trabalhos de pesquisa que são hoje a menina dos
olhos para integrar a turma, respaldado com conhecimentos de psicologia, onde
faremos a base de nosso trabalho, procurando sempre fazer uma interação entre o
aluno e as técnicas que apresento nesse
trabalho.
Algumas dicas como ensinar, que tipo de homem formar,
e até uma suposta adoção de estilo é pré suposto aqui, não que isso seja possível, nem impossível não existe um estilo
a se adotar o que existe são técnicas de ensino, com o tempo cada professor
coloca o seu jeito em sala.
Cabe ao professor definir que tipo de método adotar para cada assunto
específico, esse trabalho é para especificar e facilitar os métodos, passando a
ser mais uma técnica para simplificar o
acesso a elas, também aborda um resumo de ética e moral que o educador tem que
mostrar para a sociedade, colocando o seu comportamento como exemplo de
mudança.
Justificativa
Mostrar uma simples formação teórica do
aprendizado, com base no que podemos precisar, preparar uma visão da realidade das escolas. Identificar os
pontos que mais poderemos precisar no convívio com o aluno e a sociedade.Perceber que o professor não é só
transmissor de conhecimento, mas
educador para uma nova sociedade.
Um trabalho que pode auxiliar em futuras empreitadas, escrever toda
um base teórica do que se refere ao
trabalho com alunos, as possíveis dificuldades,
ter uma espécie de manual simples prático e rápido para ficar revisando e
sempre atualizando.
Procurar datar os objetivos, e os textos mais importantes e que
melhor especificam condutas formas e técnicas de ensino, compreender o
comportamento da criança com um resumo simples sobre a educação.
Objetivo
Facilitar a compreensão da didática, e procurar integrar os
conhecimentos de disciplinas como psicologia e outras, essa que é marcante, e sua quase total importância no trabalho
com o ser humano.
Especificar os materiais e a forma de ensinar e elaborar projetos,
para ensinar e fazer o alunos entender o contexto, ter em mãos a base de
futuros projetos para repassar ao aluno, ter um trabalho que possa servir para
um possível improviso, uma espécie de
manual da didática e seus estilos de ensinar, dicas como construir uma
apostila, como economizar espaço e técnicas de improviso.
Não apenas definir que tipo de aluno
formar, mas se preparar para as diversidades da sala, conhecendo a si próprio
para saber que tipo de aluno mais se adapta a sua conduta, escrever sobre as
possíveis realidades sobre os horários, as idades e saber que a idade não
determina o grau de conhecimento, nem de avanço educacional do aluno, nem entre as crianças, principalmente
saber que o ser humano é um ser complexo, difícil de depois que é criado um
caminho psíquico caso alguma coisa esteja errado é muito difícil retornar para
iniciar, pós é essa a preocupação do educador construir esse homem e
conseqüentemente, que muitas vezes vêem de casa
e da rua com problemas lembrando que os infelizmente os ambientes de
nossa sociedade são propício a má formação psíquica, das nossas crianças por
isso os grandes pedagogos escreveram obras propicias a fazer a revolução para
uma sociedade sem males.
Sumário
1-Definição da Minha Didática Moral, Ética e Teorias.
2-Planejamento.
3-Conhecimentos Básicos para uma boa Aula.
4-Segue Exemplo de Folhas
Úteis.
5-Segue três exemplos de plano de Aula por Base em apostilas.
6- A Psicologia como suporte para a
Didática a Pedagogia e ao Educador.
1-DEFINIÇÃO DA MINHA
DIDÁTICA
MORAL ÉTICA E TEORIAS.
“A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO SE LIMITA APENAS A TRANSMITIR O CONHECIMENTO, MAS MUDAR O HOMEM ,
CONSTRUI-LO NOS MOLDES DA ÉTICA E DA MORAL,E RECONHECER QUE TODOS FAZEM PARTE
DE UMA
SOCIEDADE
COMPLEXA ”
1.1-AO EDUCADOR
Uma
aula é conversação sobre vários assuntos
e problemas, Na escola laica não cabe pregação de ordem política ou religiosa.Sócrates nos ensinou que o bom
professor sabe como provocar o aluno, a parir seu conhecimento através do
diálogo; também que devemos ser mais modestos quanto ao próprio conhecimento
que julgamos ter.
Quando
queremos criar um homem crítico, que se imponha na sociedade, temos que
ter cuidado com o fator ídolo, para não
nos tornarmos uma espécie de lidere acabar nos enganando, não queremos que o
aluno siga, mas que crie sua própria
concepção de mundo.
Como transmitir algo que seja extremamente
complexo para pessoas leigas, Ex. certo aluno ao falar que nós somos escravos
desse sistema capitalista, o publico não entendeu, acharam que ele estava falando
asneira, por isso não é bom entrar com conceitos como o “materialismo
dialético”,”mais valia” ou outro qualquer de extrema dificuldade, sem explicar
ou até mesmo afirmar que nós somos escravos, porque o publico não vais entender se for o caso faça uma abordagem simples, e
de fácil entendimento do assunto e depois
se tiver condições, faça um calculo matemático que mostre na lógica do
que se está falando, se for no caso da mais valia.
Caso
seja assunto religioso, não coloque sem fazer uma comparação com o que acontece
nas Igrejas, mas também pode deixar tudo subtendido, fazendo com que o aluno
pegue a idéia no ar.
As
idéias servem para todas as matérias, e
todos os assuntos. Não pode citar uma
tese, sem explicar, talvez mesmo para um publico que conheça o assunto, ou seja do ramo.
1.2-O
PROFESSOR E O EDUCADOR
“A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO SE LIMITA APENAS A TRANSMITE O
CONHECIMENTO, MAIS MUDAR O HOMEM, CONSTRUI-LO NOS MOLDES DA ETICA E DA MORAL, E RECONHECER QUE TODOS
FAZEM PARTE DE UMA SOCIEDADE COMPLEXA.”
Na verdade não existe uma formação para educador
especificamente, mas o professor é o transmissor de conhecimento, esse mesmo
professor pode ser educador porque o educador não só transmite o conhecimento mas
ele educa, e desperta no aluno o interesse a
cidadania, e ao conhecimento, não só se dispõe a educar como se porta
como educador, perante a sociedade.
Ele tem que ser o exemplo para a construção de uma
sociedade justa ética e moral, ele é o responsável pela revolução que tanto o
Brasil almeja, e merece a EDUCAÇÃO, não só pra mudar o mundo, mas para ser o
exemplo, o professor é imitado pela posição que assume, pela sua colocação
ética e moral, ele tem por obrigação a assumir uma posição ética na sociedade,
o professor que dá um aula sobre drogas ilícitas, e usa essas drogas é um ato
imoral, o professor que fala de problemas com relação a falta de lazer para os
jovens, que se voltam para a bebida, e no entanto vai beber com estudantes,
está caindo em contradição com sigo, com tudo que nós acreditamos, e aprendemos
na Universidade.
Sinta
a importância, e a nobreza do educador.
Diálogo
Entre Uma Mãe e sua Filha.
-VAMOS
MENINA VOCÊ TEM QUE ESTUDAR
-Mas estou estudando mamãe
-MAS
NÃO É O BASTANTE
-Porque
você está gritando comigo mamãe
-PORQUE É ASSIM QUE SE PREPARA AS PESSOAS PARA ESSE
MUNDO CRUEL.
-Porque
não me trata com carinho como a professora.
Respeite
a criança, a educação não se faz com violência, mas com bons exemplos carinho e
amor.
É
isso que o educador tem a obrigação de oferecer a sociedade, é essa a proposta que a Universidade faz para os
futuros educadores. Quem conseguiu captar essa mensagem no curso vai se tornar
um exímio educador.É com amor que o educador deve moldar e exercer a sua
missão,
Nunca
na sociedade poderia ter existido um
Hitler se ele tivesse sido cria do com carinho e amor, a criança é como uma semente de fruta, a
muito tempo atrás o próprio Jesus já falava em psicologia ao afirmar que
dependendo do terreno de onde você jogar
a semente, ela vingará e se tornará o que a terra deu pra ela, assim é a
criança, você pode construí-la.
1.3-AO ALUNO
Você sabe porque a coruja é o símbolo da
Filosofia?
Filosofar é acima de tudo pensar soluções. A
Filosofia pretende indicar um método de pensamento que seja realmente útil para
os problemas sociais e individuais. Longe de ser um saber utópico, acessório e
distante do mundo real, ela na verdade é predominante na nossa vida.
A disciplina pretende orientar o nosso pensamento
para caminhos que nos levarão a solução de questões intrigantes e/ou para
formulação de novas perguntas. Soluções, nem sempre são encontradas
instantaneamente e é aí que entra o pensador com sua vontade de pesquisar, a
primeira condição para ser investigador da "origem das coisas".Os
livros são as primeiras fontes daquele que se predispõe a alcançar o saber. Não
o saber pelo simples saber (os móveis sim precisam de verniz o homem de
conteúdo) mas, o conhecimento efetivo tem a característica de transformar a
realidade indesejável. Mas, até essa transformação é necessário uma
investigação criteriosa do problema.
Os pensadores deixaram para nós, homens modernos,
uma herança de escritos. Nunca chegaremos ao futuro que esperamos e
desejamos com tantas vantagens se não tivermos a sabedoria de conservar,
conhecer e utilizar o que nos foi deixado.
Boa
viagem na mais excitante busca da vida:
A Busca da Sabedoria.
A Busca da Sabedoria.
1.4-Como
vai ser a mina didática?
A
didática não é apenas a forma como o professor procura transmitir
a aula, mas também a forma de se conhecer, e se identificar com a faixa de idade que melhor se adapta.Envolvendo tudo isso os conhecimentos
em psicologia que vai lhe dar uma base do material humano, a qual ele está a
frente
A
cima de tudo, mostrar a verdade para os alunos a verdade dos personagens que as
vezes estão como heróis mas teve os seus comportamentos duvidosos.
1.5-Apostila
ou texto.
Na verdade a apostila é o resumo do texto que
se faz para dar uma aula muitas vezes até um livro pequeno pode virar uma
apostila. O trabalho com o texto se torna uma leitura e explicação se
necessário deixando a aula bem mais atraente, principalmente quando a
bibliografia usada for de autores
respeitados como Sergio Buarque , Karl Marx etc.
1.6-Tópicos,
com textos por fora para garantir um bom trabalho?
R=Sim
muitos professores jogam os tópicos no quadro, talvez por segurança mas para
quem está começando é bem preparar os tópicos inclusive na apostila, sendo
que a dos alunos segue uma simples pós
não há necessidade de ambas ter o mesmo
padrão.
1.7-O
que eu quero passar para os alunos, e que tipo de homem eu quero formar?
R=A
cima de tudo uma imagem de segurança confiança que vai gerar a amizade longe de
ser intocável e de estar no pedestal, mas em igualdade sem perder o respeito.
Eu quero mostrar pra eles do que é
composto uma sociedade e quais os rumores que eles tem que seguir porque no cotidiano
hoje, existe dois caminhos o da liberdade e o do libertino não conquista nada
apenas vê a história passar, construir alguém que se liberte de uma sociedade que muitas vezes empurra
para traz, é a missão da vida do
educador.
Esse
homem que quebra a tradição e os costumes
e não se deixa levar pelo
momento e o aqui ágora,mas que construa
o futuro e seja feliz realmente,não se
enganando com a alegria do momento.
1.8-Que
tipo de interação com a sociedade posso construir para que o aluno, ou acriança
se sintam parte essencial da sociedade, e se sinta na obrigação de fazer algo?
R=Eu
tenho a sorte de ter trabalhado num meio de comunicação “jornal”,pós encontrei
uma forma do adolescente interar em meio a sociedade através de cartas a serem
publicadas, levando a alto estima da
classe, e do aluno come eu faria esse trabalho? Escolheria uma série de 5º a 8º , e implantaria esse trabalho durante o
ano, assim em conjunto coma turma produziríamos os textos pelo menos todo o
mês publicaremos uma carta exaltando o
feito do aluno, aplicaria duas atividades, de uma só vez o trabalho em
conjunto da turma abrindo perspectiva e
umas visão da sociedade para um mundo sadio, e a elevação da moral do aluno.
1.9-
Como eu devo mostrar a sociedade pra eles?
R=Para
isso existe três teorias o marxismo, positivismo, historiografia. Não é correto
escolher uma como base, certo é que as
três se ligam, já vi professor jogar as idéias de modo ao aluno fazer –se
pensar e definir o que estava acontecendo assim como já vi o professor falar o
conteúdo sem deixar duvidas, isso não quer dizer que devemos omitir informação do aluno, mas saber
explorar e puxar o raciocínio do aluno.
As
teorias não podem ser escolhida na verdade, definir uma como padrão não é
eficaz, nem ético.O professor não pode dizer vou adotar o estilo marxista até
porque isso não é conveniente, mas não
quer dizer que ele não mostre a história de forma crítica como propôs Karl
Marx.Também posso resgatar a história como conseqüência do nosso presente e
futuro é imoral o professor pegar por
base a teoria que lhe convém de acordo
com sua classe social ou ideologia por todos as teorias fazem parte da
história. Obs. Na didática também envolve o modo de falar, em publico há
oratória, postura frieza e outros fatores que podem ajudar ou prejudicar a
apresentação.
1.1.1-ASSUNTOS
DE FUNDAMENTAL IMPOTÂNCIA
1.1.2-
Motivação. (Geralmente no começo de cada curso)
1.1.3-
Ética, Moral e Cidadania.
1.1.4-
Grandes Mulheres da História, (no dia internacional da Mulher)
1.1.5-A
didática é um recurso, em que defini-la é impossível pós para cada momento
existe uma situação.
1.1.6-
Mostrar os Grandes Homens que fizeram a diferença como Chico Mendes.
1.1.7-O
Brasil Antes do Brasil
1.1.8-Fazer
Interações com as feita na Universidade
1.1.9-
Mostrar a Formação da Nacionalidade Brasileira, (inclusive com a conquista da
Copa do Mundo de 1958)
1.2.1-Mostrar
Escritores e Autores Paraenses
1.2.2-Preparar
um RPG ( Sobre a Formação do Brasil) e a (Cabanagem)
1.2.3-Prepare
projetos, fique sempre inovando.
1.2.3-ADVERTENCIAS
PASSADAS POR PROFESSORES PARA NÓS SOBRE AS DIFICULDADES NAS AULAS.
A primeira é que o trabalho do professor não é das
mais simples, lhe dar com o homem não coisa das mais fáceis, concluíram que nós
estamos em campo minado, a qualquer momento, o professor pode ser vítima de
calunias, ou alguns alunos mal intencionados, com essa onda na internet, muitas
vezes eles são vítimas de difamação,gozação
entre outras, por isso é bom estar
preparado para essas coisas,
principalmente para quem entretanto agora, a melhor forma de se
proteger, é sempre recorrer as bases legais, e principalmente com os
responsáveis do aluno quando não com o próprio aluno. Ainda cabe ao professor
procurar a melhor forma de se defender a possíveis agressões, seja ela
verbal,difamatória etc.
O estudo da
universidade aborda principalmente
fatores correspondentes ao ser humano que o envolve em SOCIEDADE E PSICOLOGIA: Não
quer dizer que a história esteja fora desse contexto, mas foi forte a
aprendizagem em si tratando do homem em
sua formação psíquica . Trabalhar com eles envolve conhecimento de psicologia, didática e a moral
e ética da filosofia, pós se o professor aborda tudo isso, e não se
comporta de acordo o que procura passar , não é um comportamento
de educador
A psicologia não era apenas para
compreender o homem, mas para construí-lo nos moldes da ética e da moral, o professor não pode chegar na sala
com o pensamento de 50 anos atrás pensando que a classe é um único corpo e que
não é necessário conhecer a sua vida para entender os fatores que prejudicavam
a aprendizagem,mas como saber de tudo isso sem dominar mecanismos que passa
interar todos.
É ai que entra a didática, e o professor se identifica
como parte integrante e humano entre os alunos, e por isso que é necessário o
professor se conhecer e escolher qual
faixa de idade ele se adapta melhor assim como o professor escolhe uma didática para transmitir
o assunto da melhor forma possível.
Esse
recurso são dialéticos , e impossível se
prender a um único recurso, usar apostilas, é o básico é simples por ser de
fácil manuseio e simples locomoção mas não se pode desperdiçar uma oportunidade
caso apareça a possibilidade de usar um data show e outros recursos mais
sofisticados, lembrando que não se pode deixar ficar presos aos recursos, é
sempre bom estar preparado para o improviso e o domínio do conteúdo e da
classe..
2-PLANEJAMENTO
É uma forma de organizar para por em prática a ação,
planejar, é uma que estão presente em
todas as camadas da sociedade e em todo o momento de nossa vida.
Quem planeja tem melhor chance de ser
bem sucedido no objetivo, o planejamento vêem de início com o pensamento, você
idealiza o que pretende fazer.
2.1-QUE
PRETENDEMOS REALIZAR.
De acordo com o que
se imagina ou o que quer fazer, pode ser uma festa, uma feira e até um
seminário, está pronto no pensamento agora é passar para a outra etapa.
2.2-O
QUE VAMOS FAZER
Caso seja um seminário é escolher o
tema, pode ser sobre a cabanagem, Civilizações Indígenas da Amazônia,
pré colombianas etc.
2.3-COMO
VAMOS FAZER.
Nesse caso, quais são os recursos, se data show, ou apenas usar o
quadro, seja qual for o recurso, isso
ainda não passa de planejamento.
2.4-OQUE
E COMO DEVEMOS ANALIZAR A CITUAÇÃO A FIM
DE VERIFICAR SE O QUE PRETENDEMOS FOI ATINGIDO
Independente do assunto escolhido, caso seja um trabalho de pesquisa
no mínimo se deve pedir uma pequena redação. Caso o tema escolhido “Uma
civilização tapajônica, onde é abordado o Brasil da pré história”
2.5-COLOCANDO
EM PRÁTICA
2.6-QUE
PRETENDEMOS REALIZAR
Queremos fazer um seminário sobre o Brasil antes da
chegada dos portugueses, quem habitava a região, de onde vieram e como viviam.
Mostrar que o Brasil não era tão atrasado assim, e provar que aqui viviam em
uma rica cultura, com seus belos vasos e urnas, chegando até a um ideografo.
2.7-O QUE VAMOS FAZER
Mostrar a civilização Tapajônica
localizada no Baixo Amazonas especificamente no Rio tapajós, onde viveu uma
civilização altamente organizada.
2.8-COMO
VAMOS FAZER
Vamos fazer uma espécie de seminário, dividido em cinco partes cada professor com uma parte,
se possível levaremos uma replica de um vaso tapajônica, para descontrair a
turma.
2.9-O QUE E COMO DEVEMOS ANALIZAR A SITUAÇÃO A FIM DE VERIFICAR SE O QUE
PRETENDEMOS FOI ATINGIDO.
O conteúdo deve estarão nível da idade
desejada, não pode dar um conteúdo há cima do que a idade pode assimilar.
Como saberemos se o objetivo foi
atingido de acordo com a turma, se eles escolherem melhor fazerem uma redação
individual ou melhor em grupo a partir desse texto sabemos o que eles aprenderam.
2.1.1-O
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA.
2.1.2-PLANO
É a ação depois do planejamento vai ser
posto em prática tudo que se planejou, ele pode virar um esquema escrito ou
não.
2.1.3-CONCEPÇÕES
DE EDUCAÇÃO PEDAGOGICA
E
DIDÁTICA EDUCAÇÃO
Não se pode construir o individuo sem
fazer parte da convivência com o individuo, a construção do homem deve ser de
forma crítica e moral, mas não se pode dar uma direção você mostra o caminho
ele decide onde ir.
2.1.4-EDUCAÇÃO
ESCOLAR
O trabalho deve estar todo
minuciosamente organizado, e seguir o
padrão rigoroso do que aconteceu realmente nas sociedades, sem impor vilões e
heróis fazendo assim o aluno a pensar sobre a sociedade de todas as épocas.
2.1.5-O
PROCESSO EDUCATIVO
Não é possível o educar sozinho, todo o
processo de educação requer um conhecimento acumulado e de experiências
vividas. Tanto na sociedade quanto na posição do educador como intermediador
entre a formação do adolescente
psicossocial, construindo a mentalidade de uma pessoa, você vai definir
que rumo dará a essa sociedade.
2.1.6-PEDAGOGIA
Quando você pega ma turma, vai
encontrar uma diversidade de história, onde cada caso particular, abre-se em
leque para o educador usar suas habilidades em cada caso.
2.1.7-
EXEMPLO EM
METODOLOGIA CIENTÍFICA SOBRE EXPOSIÇÃO DE BIVLIOGRAFIA EM
TRABALHOS.
LIVRO
E DADOS
*Minimanual
Compacto de História geral Teoria e Prática
*Editora:
Ridel
*2º
Edição
*São
Paulo -2003
*Autor:
Carlos Alberto Schneeberger
ESQUEMA
(Sobre
Nome e Nome do Autor).(Nome do Livro).In : (Sobre nome e Nome do Autor) org. (
que é o nome dos organizadores se tiver) 6º Ed. ( Nome da Cidade) – (Nome da
Editora) (Ano).
2.1.8-PLANO
DE AULA
Disciplina
Tema Transversal: O Sistema feudal
Série: 6 série
1-OBJETIVO.
Discutir
a importância do sistema feudal na idade média
Identificar o desenvolvimento da economia no sistema
feudal
Enumerar
as formas de classe social do sistema feudal
Distinguir
como ocorriam as formações Das instituições políticas e religiosas no
sistema feudal.
2-CONTEUDO.
O
que foi o sistema feudal
A
economia feudal
O
regime de propriedade
Relações
de Trabalho
A
Sociedade
As
instituições Políticas e as Instituições religiosas.:
3-METODOLOGIA:
Apresentação
de um filme relacionado ao assunto sistema feudal para discussão em sala de aula com direcionamento
do professor
Estudo
dirigido e apostilado do assunto com a conclusão do professor
Relatórios
individuais com opiniões fundamentada sobre o assunto.;
Seminário
sobre o tema abordado.
4-RECURSOS
E MATERIAIS.
Data
show,Slayd apostilas dvd, filmes Livros
de história
5-AVALIAÇÃO.
O)s
alunos serão avaliados com atividade em grupo de natureza oral e
escrita.
6-TEMPO.
Como
os recursos e a forma de avaliação é extensa, temos programado para concluir em
no máximo três aulas, que corresponde a 45 minutos cada.
3-CONHECIMENTOS BASICOS
PARA UMA BOA AULA
Até 400
a.C Pré História; Compreende desde o surgimento do homem
na terra há 3 milhões de anos até a invenção da escrita em 350 aC
De 400 aC até 460 dC Antiguidade ; è o período
entre o surgimento de escrita até até o
ano de 476 d.C fim do Império Romano do
Ocidente
De
460 dC até 1453 Idade Média : A história
da idade média a designação dada a época
entre na queda a queda do império
romano e a tomada de Constantinopla
pelos Turcos em 1453
De
1453 dC até 1789 Idade Moderna: è o
período que se estende do fim da idade
média até a revolução francesa (1789)
De
1789 até hoje Idade contemporânea:È O
Período Em que se costuma contar a partir de 1789 da revolução Francesa até os
nossos dias
Percebemos
que cada fase da história foi dividida porque
o homem mudou sua forma de viver e evoluiu para uma nova forma de
sistema.
3.1-Porque
Estudar história?
Certamente
é o que perguntam muitos estudantes quando entram numa sala de aula ou quando abrem seus livros.Parece
que estudar história significa ler sobre
a vida de pessoas ou civilizações que um dia viveram e morreram ou desapareceram e na da mais. E
qual a relação de povos que viveram a mais de mil anos, por exemplo como os
dias atuais ? Novamente porque estudar história ?
Para
entendermos um pouco da importância do estudo
de história, vamos dividir esse assunto em partes
3.2-O
QUE É HISTÓRIA
Estudar história
significa pesquisar investigar
sobre o passado. O primeiro
historiador foi Heródoto , um grego que
viveu no século IV a.C que viajou para o Egito e começou a relatar as histórias daquele povo.
A
idéia de história como ciência surgiu na Europa, no Século XIX . Nesse momento
, surgiram os principais cursos que passaram a ensinar métodos de pesquisas e
que documentos históricos (fontes ) deveriam ser utilizados na pesquisa
histórica. Os historiadores
pesquisavam os “fatos” , os
acontecimentos que julgavam mais importantes. Era a história factual , e
as fontes utilizadas eram os chamados documentos oficiais, registros
governamentais ou de órgãos oficiais.
Já
no século XX, alguns historiadores pensavam
de forma diferente. O que são fatos importantes ? Saber sobre a vida das
pessoas “comuns” e o seu cotidiano não é importante ?E mais é importante afirmar que
os documentos oficiais contem a “verdade” , e os homens que produziram esse
documento não tinham interesses pessoais não eram sujeitos passionais ?Com base
nesses questionamentos os próprios documentos utilizados nas pesquisas mudaram
livros, poesias pinturas esculturas
cartas pessoais, fotos e objetos ganharam a mesma importância dos documentos
oficiais.
3.3-COMO
ESTUDAR HISTÓRIA
Muitos diziam
que a história é apenas a pesquisa
sobre o passado e nada mais . Hoje podemos defini-la como um estudo que
nos ajuda a entender os problemas do presente.
Para
isso é preciso pensar num movimento de rupturas
e permanências, ou seja daquilo que desaparece ou permanece no tempo daquilo que mudou e daquilo que não mudou.
Um
exemplo dessa idéias das rupturas e permanências é a questão da terra no Brasil. Como
entendemos o MST ou as ligas Camponesas
sem estudarmos a ocupação portuguesa dom Brasil no inicio do século XVI,
a expulsão dos índios de suas
terras e a forma de sua
distribuição entre os portugueses ?
O
nosso subdesenvolvimento econômico
também não pode ser entendido sem
atentarmos para o fato de que desde o período da proclamação da Independência, as
influencias Inglesas e a nossa dependência
econômica marcaram o desenvolvimento econômico do País.
Não
podemos pensar sobre a questão do terrorismo fundamentalista atual sem estudarmos a formação do islamismo
há 14 séculos e a dominação
econômica exercida pelos Norte Americanos
e pelas potências européias.
Muitos
são os exemplos que podemos ci8tar sobre a presença de questões históricas antigas boas ou ruins e que estão presentes
em nossos dias.
3.4-Quem
Faz a História
Diariamente
andamos pelas ruas, entramos nos ônibus, comemos em restaurantes ou lanchonetes, entramos em, prédios lemos
jornais ,navegamos na internet ou
ligamos a tv , e o que vemos,? “Nada de mais”, dirão alguns e3 eu espero que
você não seja um deles. Pois é História está
presente no nosso dia a dia e não
nos damos conta. Como?
Por
exemplo, a grande maioria dos países
hoje busca uma maior participação de sue povo na vida política , nas
decisões a serem tomadas etc.. Esse
regime político é a democracia e foi
criado na Grécia Antiga por um ateniense chamado Clístenes, há cerca
de 2500 anos é claro que naquela época a
democracia tinha um funcionamento diferente,nem todos eram considerados
cidadãos somente os atenienses e os homens maiores de 21 anos ou seja mulheres e estrangeiros não
podiam participar das decisões e portanto somente alguns poucos tinham direitos
iguais e podiam participar das decisões
a serem tomadas.Hoje ainda não encontraram um regime político melhor
apenas tentem aprimorar a democracia.
A
luta pela paz também não é um privilégio
de nosso tempo. Muitos foram aqueles em duas épocas, lutaram por um mundo mais
humano e mais justos. Podemos citar alguns dos mais nobres representante dessa
causa Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Martin Luhter King.
Vivemos
num mundo que gira em torno da ciência e dos progressos tecnológicos. E o que
seria de nós se não tivesse existido
sujeitos como Arquimedes, Pitágoras , Galileu Galilei , Giordano Bruno,
Isaac Newton, Albert Einstein? As idéias
desses homens, que muitas vezes não foram aceitos em suas épocas , são a
base da ciência que tanto admiramos e da
qual necessitamos.
Muitos
foram os nomes dos que fizeram a história, alguns deles conhecidos outros
desconhecidos mas todos admirados. Ainda existem dúvidas sobre os verdadeiros
construtores das grandes pirâmides (aqueles que planejavam e naqueles que trabalharam nas obras ) , mas
a magnitude e o conhecimento lê registrados são admirados até os dias de
hoje.Quantos soldados anônimos morreram em combates acreditando estar lutando pelo bem de seu
povo ou da própria humanidade ? Quais os nome
dos operários que trabalharam no Ford T , realizando o sonho de milhares
de Norte Americanos?
Exaltamos
os grande nomes que com sua idéia e suas
criações mudaram nossa forma de
pensar e de agir e o meio à nossa volta
e também aqueles que trabalharam
no anonimato para que essas grandes
idéias pudessem ser concretizadas.
Após
termos visto um pouco a respeito da
historiografia e a importância do seu estudo, podemos concluir que a história
nos possibilita conhecer mais sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos
hoje.
4-SEGUE EXEMPLOS DE
FOLHAS ÚTEIS.
4.1-Folha
Para Atividades, Redação trabalho surpresa etc.
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4.2-Folha para provas e apostilas
Escola:
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Disciplina:
História
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Diretor:
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Professor:
Sebastião Pereira Jr Email:
spvjunior@yahoo.com.br
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Aluno:
Email:
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Série: Turma: No:
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Data: Aula: Turno:
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4.3-Folha
Para Freqüência
Turma.
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Alunos.
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5-SEGUE TRÊS EXEMPLOS DE
PLANO DE AULA POR
BASE EM APOSTILAS
Os
trabalhos por meios de apostilas, segue o padrão de resumo para os alunos com
as partes mais importantes a se destacar, também e necessário apresentar uma
justificativa ou conclusão.Separe os personagens, faça uma mini biografia de cada um para ter uma base sobre o
personagem, separe tópicos sem a necessidade de mostrar para o aluno.
Plano de Aula destinada a faixa de idade entre 12
a 14 anos 5º Série
5-Origens
5.1-
Artes
5.2-
Organização Social
5.3-Estrutura
da Sociedade.
A
Degradação da Natureza, o Impacto
Causado pelos Homens e o Desenvolvimento Sustentável dos Índios na Amazônia.
Depois de todo processo de formação do nosso planeta
sabemos que a natureza está ai para todos.Mas hoje estamos vendo uma série de
problemas que está afetando o nosso planeta, esses sintomas segundo os especialistas,onde
freqüentemente nos assistimos nos
telejornais sobre aquecimento global derretimento de geleiras buraco na camada
de ozônio.
Tudo isso são as conseqüências de um fator chamado”A
ação do homem Sobre a natureza com
Poluição” .Para entendermos como e onde começou esses eventos.Vamos Começar
com o Brasil.
É necessário voltar um pouco no passado de nosso pais,
onde viviam os índios, o tipo de vida
que eles levavam era diferente dos
Europeus que aqui chegaram .
A destruição das florestas era mínima não era o
suficiente para a floresta ficar devastada, ela conseguia se
recompor. Existia tribos que até conheciam técnicas de desenvolvimento sustentável , existia uma sociedade tão
avançada que eles não desmatavam mais de 50 metros de
extensão as suas estradas, para se ligar
a outra aldeia de sua tribo.
Então percebemos que no Brasil antes do Europeu a
destruição era quase
inexistente.Chegaram os Europeus
com um tipo de vida diferente, eles necessitavam de madeira, que
era de imediato a maior riqueza a se enxergar.
É esse o dano causado pelos portugueses na chamada
Mata Atlântica de uma exuberante
floresta só resta % foram 3 séculos de exploração séculos XVI, XVII, VXII.
O desvio de rios para extração do ouro , o uso do mercúrio para separar o ouro dos outros metais, foi um
grande poluidor, da natureza e para os
seres humanos que morriam com terríveis doenças. Um exemplo do efeito do
mercúrio é Serra Pelada, onde incontáveis pessoas morreram, os colonos já
usavam o mercúrio, mas o contato deles não era como foi em
Serra Pelada. Os colonizadores
usavam aquelas bacias e jogava o mercúrio ali era só esse o contato com essa
substancia.
Vale lembrar que as existia sociedades indígenas que
desmatavam como os Astecas, os Maias
para construir suas cidades por isso não podemos culpar o europeu pelas mazelas que nossos
antecessores nos deixaram, dizem que eles faziam sem consciência, mas então
hoje é pior porque nos temos consciências dos terríveis efeitos que é destruir
a natureza, e não preservar, e achar
formas menos destrutivas isso já
existe, mas como sabemos tudo que revoluciona é caro, pelo menos eles não vão
quere mudar isso de imediato, vai ser gradual
5.-
Origens e Localização.
Quando os europeus nem pensavam em aportar por aqui
nosso território já era ocupado por diversas sociedades organizadas que pouco a pouco se tornam mais conhecidas.
O homem da América é original de tribos
asiáticas, mas essa idéia cai em
contradição com o achado de Luzia
uma mulher que possui traços africanos provando que nosso território não
é apenas colônia de asiáticos mas de africanos também.
Uma teoria sobre a vinda para a América é que eles
atravessaram pelo estreito de Bering, quando essa ainda era uma imensa camada de gelo que ligava os dois continentes
atrás dos mamutes ou outro motivo entre eles podemos dizer a curiosidade
humana.
O surgimento do homem data de uns 30 35 mil anos e as os fosseis mais antigos aqui datam de 15
mil anos.
5.1-Artes
A
figura da mulher era freqüentemente representada em divindades e peças como
urnas funerária.
5.2-
Organização Social
Os rastros de aldeias sedentárias datam de 3 mil anos
atrás, e a diversidade era incontestável
nunca na história os povos que viviam
aqui no Brasil foram uma coisa apenas.
Os próprios Jesuítas tiveram muita
dificuldade de comunicação com índios que tinham uma diversidade em línguas de imediato eles
pegaram o Tupi Guarani que era a mais falada na região e adaptaram a sua língua para amenizar a angustia dessa
falta de comunicação.
Entre os anos 400 e 1300 , 40 mil habitantes ocupavam quase toda a ilha de
Marajó morando em casas de chão batido construídas sobre palafitas de terras
que costumavam ser maiores nas famílias mais abastardas.
Uma
sociedade Matrilinear.
A
constatação de que a figura da mulher era diferente em divindades leva a crer
que essa necessidade fosse comandada por mulheres, ou seja de descendência materna. Isso não
impedia que homens tinham sido chefes.
Enquanto os homens pescavam a mulher
cuidava da aldeia, da roça e da produção
de cerâmicas. Estudos demonstram que as
peças mais adornadas, como tangas destinadas a adolescente foram produzidos por
pessoas com maior poder econômico. Elas foram
encontradas somente em locais de
cerimônias e moradias da elite.
5.3-
Estrutura da sociedade.
Esse s povos se adaptam de modo sofisticado ao meio ambiente, usavam
a terra sem destruir-la e aumentava a
biodiversidade .
Hoje
também se sabe que os SAMBAQUIS comuns no litoral muito além de amontoados de
conchas e restos mortais como são descritos esses mono mentos eram
edificados para servir de
moradia.
É possível que a domesticação de
inúmeras plantas hoje consumidas como mandioca e pupunha tenha sido iniciada pelos primeiros
índios de região,.Já existiam ao redor
das aldeias He cerca de mil anos, para forma las os homens
derrubavam somente matas secundárias, já que dispunha apenas de machado
de pedra.
Transformado o texto numa apostila para alunos do
ensino Médio obs. É importante a presença desse trabalho em que tirei 10,00
5.4- OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO
DOS
ESCRAVOS NO GRÃO PARÁ.
Para
Alunos da 8º Série
A
História da emancipação do Estado do Pará, infelizmente, esse fato ainda não dispõe de material que
narrem ou esclareça o ocorrido. A
alforria de escravos não teve o devido tratamento merecido. A falta de
informações sobre a libertação dos escravos, nem os jornais da época retrataram
esse fato e pode ter provocado a
fundação da SOCIEDADE PHILANTRÓPICA DE EMANCIPAÇÃO DE ESCRAVOS.
Essa nova sociedade poderia contar com
a participação de homens e mulheres, essa associação tinha como objetivo tirar
os cativos, por meio de doações dos seus sócios, não importava a idade, residindo em Belém era o suficiente para
participar, e claro dinheiro.Fundadas por
Antônio David Vasconcelos Cana barro, João Batista de Figueiredo
Aranha, José Theodoro Saraiva da costa ,
Manoel Antônio Rodrigues.
Onze anos mais tarde a associação
começou a dar seus primeiros passos como movimento emancipa dor na Província
Paraense, onde liderados pelo médico Carlos Seid, em 08/08/1869 onde reuniram -
se 150 pessoas no TEATRO PROVIDÊNCIA, está já com 340 adesões de pessoas divulgadas nos principais jornais da
época. nessa oportunidade foram escolhidos os membros da mesa Administradora
Provisória, e da Comissão de Redação dos Estatus, foi oficializada sua fundação em 27/03/1870,
e como feito de iniciativa libertaram quatro escravas.
Segundo a proposta de Carlos Seid, os
sócios protetores contribui raiam com uma quantia de 100$000 Réis ou mais, e os sócios passivos seriam os
escravos, sem qualquer poder na associação, segundo as leis a forma dirigir esse conselho seria formado
por 30 membros, compostos por sócios ativos maiores de 25 anos, e o poder seria
escolhido entre eles e os escravos não teriam participação nas eleições, onde
seria determinado os rumores para os movimentos de libertação dos escravos,
quer
dizer
eles continuariam a mercê dos senhores de escravos.
Entre as idéias defendida por Carlos
estava em incluir os cativos na sociedade, fazer um programa onde eles iriam
aprender o necessário para viver em pé de igualdade com o resto da sociedade,
como religião, ler escrever etc.
A associação tomou outros rumos para excluir os escravos nas decisões, e
resolveram impedir que participassem da associação mesmo como participante passivos, foi uma
atitude extremamente conservadora ao não admitir qualquer organização escrava
no movimento. A exclusão dos escravos do alto conselho que r dizer que eles não
queria uma libertação, e temiam a fortificação da autonomia dessa classe.
A primeira atitude tomada foi barrar a
libertação dos homens e deram prioridade as mulheres, mas na verdade não havia
preocupação em melhorar a vida do cativo, eles deveriam continuar servindo seus
senhores, mesmo que fosse pago uma quantia insignificante, mas não era de seu
interesse educar os escravos.Essa atitude condenaria os escravos da época há
ficarem condenados sem conseguir se integrar a
sociedade.
Outra
proposta de Said, consistia que
os escravos "adultos", só seriam libertos se completassem o preço da
alforria, pagando com trabalho
"OU
SEJA OS COITADOS TIVERAM QUE PAGAR POR UMA COISA QUE DEUS DEIXOU DE BERÇO PARA
O HOMEM A LIBERDADE ESTAVA, SENDO ENGANADOS
E NÃO LIBERTADOS"
ANOTE
ISSO:
1-teriam
que pagar a cima de 60% e abaixo de 80%
do salário
2-Com menos de 8 anos só seriam libertos se
alguém resolvesse pagar a sua educação, ou simplesmente teriam que comprar sua
liberdade
3-Se
a associação pagasse pra libertar o escravo ficariam sobre sua tutela, até
conseguiram pagar sua divida com o trabalho.
A honrada associação conseguira a
alforria de 150 escravos, mas com
o próprio dinheiro desses trabalhadores, o Maximo que ele faziam era
administrar as duras penas dos escravos, e como sempre eles iam tirando aqueles
homens do regime de escravidão mas ficavam administrando sua vidas, já estava
estabelecido o controle de acordo como os SENHORES QUERIAM,pagando por sua
audácia de querer a liberdade, e já de respeitar a propriedade, da elite e
"pagar por tudo que eles consumiram dos senhores por anos, inclusive sua
liberdade"
O movimento perdeu muito animo e muita
falta de estrutura, a lei de 28/09/1871
ajudou a selar a desanimo dos associados, mesmo assim se
reestruturaram novamente em 188. na
verdade a luta abolicionista, estava
ligado com interesses movimentos
políticos, jornais.
Principais
Jornais.
* Diário de Notícia.
*
A Província do Pará.
*
Diário do Grão Pará.
Esses jornais fecharam as portas
para o comércio favorável ao escravismo,
e começaram, sair em favor do movimento abolicionista.Tiveram uma vitória que
fez a Assembléia Legislativa Provincial, aprovasse o imposto de UM CONTO DE
RÉIS, sobre a importação de cada escravo entrado na província.
O que não foi do agrado dos senhores
claro, que ainda queriam se aproveitar da mão de obra do trabalho escravo,
entre outras exigências estavam a extinção dos castigos e agressões físicas
sofridas pelos escravos.
Depois da reestruturação da (associação
Emancipadora), surgiu duas novas sociedades autodenominadas abolicionistas. No
Pará (CLUBE ABOLICIONISTA PATRONI) e (SOCIEDADE DRAMÁTICA ABOLICIONISTA). A
partir de 1884 os movimentos abolicionistas que incendiaram as regiões do Ceará
e Amazonas, se fez espalhar na província paraense, com a intenção imediata de abolir a escravidão.
No Pará surgiu a ( SOCIEDADE
LIBERTADORA DE BENEVIDES) : esses grupos
extremamente radicais, chegou a esconder escravos fugidos e foram criticados
por essa atitude. por outros adeptos dos próprios abolicionistas, ou seja os
mais moderados.
Depois que a Cabanagem recuou e deixou
a província livre o movimento se espalhou com mais força os componentes dos
grupos saiam as ruas para pedir aos senhores que libertassem seus escravos.
A
proclamação e redenção da província: no dia 15 de Agosto é proclamada, é
proclamada a redação do trabalho escravo que conscindiu com a dita adesão
paraense à independência proclamada no Sul do País, mesmo com esse fato ainda
existia 10.535 escravos, alguns em Belém.
JUSTIFICATIVA.
Estamos estudando o movimento emancipa
dor e abolicionista, nos movimentos mais radicais como em Benevides. É
importante esse estudo principalmente
para conhecer como foi a relação entre escravos e senhores e os
abolicionistas.
região de nosso Estado proporciona grande
favorecimento a exploração do trabalho escravo, e por isso o surgimento de
movimentos contra essa prática, foi inevitável e importante.
Não podíamos ficar presos ficar presos
somente nos movimentos do Centro sul , que se diziam principal área econômica
do império, ou em outras áreas. A Amazônia fazia parte desse mecanismo, diziam
eles que era de uma envergadura menor e não muito importante um erro que os
historiadores talvez não tenham a visão da Amazônia em sua proporção.
No
Pará a economia da região, e não merecia o esta to de Região periférica do Brasil, em relação ao Centro sul e que
coloca a Amazônia como modelos construídos sobre as sociedades existentes no centro.
Por isso entender o movimento
abolicionista no Brasil mas especificamente no Pará e Ceará nos da uma idéia de
que representou o movimento em todo o país.
O segundo objetivo é diferenciar os
movimentos (emancipa dores) e (abolicionistas). Os emancipa dores, surgiram
de solidariedade e práticas e propostas de emancipar gradual
da escravidão com total respeito a propriedade dos senhores.
Os abolicionistas visavam erradicar
com o trabalho escravo, seriam mais radicais mas não quer dizer que esses dois
movimentos não poderiam ser totalmente separados. Tanto os movimentos como a
população e os escravos tomavam parte nas associações ou pelos moderados e emancipa
dores ou radicais abolicionistas.
5.5-SEGUE EXEMPLO DE APOSTILA ECONOMICA .
Apostila:As minhas apostilas serão minuciosamente
articuladas, com bibliografia e principalmente destacando o nome dos
personagens em caixa alta, e citações críticas sobre a história.
É bom não ocupar muito espaço com cabeçalhos, para
aumentar o conteúdo numa folha com mais espaços, proporciona mais espaço e
economia.
Exemplo.
Escola
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Escola
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Diretor
|
Aluno
|
professor
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Disciplina:
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A história é uma ciência que
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Aluno:
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Abre-se em leque para abordar
|
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As outras ciências.Mas o histo-
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A história é uma ciência que
|
riador, não apenas se preocupa
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Abre-se em leque para abordar
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Com os fatos, mas ele sabe que
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As outras ciências.Mas o histo-
|
Faz parte de uma sociedade
|
riador, não apenas se preocupa
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E por isso não pode se dar
|
Com os fatos, mas ele sabe que
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Ao orgulho de fazer mudanças
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Faz parte de uma sociedade
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Que favoreça
determinados
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E por isso não pode se dar
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Grupos e cais numa imoralidade
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Ao orgulho de fazer mudanças
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Se ousar puxar fatores que
|
Que favoreça
determinado..
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Beneficie a
si próprio.
|
5.8-SEGUE O EXEMPLO DE APOSTILA
DO PROFESSOR E DO ALUNO.
Didática,
identificar os personagens, preparar tópicos, destacara os principais fatos , e
mostrar a parte crítica da história, serão dois textos, um com o professor,
tudo separado com tópicos, e um para os alunos simples, não é preciso ser o
mesmo podendo o do professor ter até três folhas,
Deixar
espaços em branco para preencher depois é um boa opção tipo, colocar o que o revolucionário
fez que comprometa a sua heróica jornada, tipo (Martinho Lutero se aliou a
nobreza que massacraram o movimento camponês)
Apostila:
as minhas apostilas serão minuciosamente articuladas, com bibliografia e principalmente
destacando o nome dos personagens em caixa alta e citações críticas sobre a
história
É
bom não ocupar muito espaço com cabeçalhos ou símbolos para diminuir o conteúdo da
folha
6- A PSICOLOGIA COMO
SUPORTE PARA
A DIDÁTICA, A PEDAGOGIA E AO EDUCADOR.
Visão
de uma aluna sobre a Escola, os alunos e
o professor, Com base no depoimento de uma estudante de 11 anos, na 6º série,
convivendo com alunas entre 14 e 15 anos, percebemos que é uma menina
inteligente, e sem bloqueio aparente,
por estar integrada e analisar sua sala.
Exigiu
uma ala dinâmica, pós alguns professores deixam a desejar.
Aulas
dinâmica, a maneira como o professor se porta, usa livro desperta o aluno colocar dinâmica chamar a atenção do aluno.
A
conversa com ela gerou esse texto, onde
destacamos o que ela exigiu, do professor e o comportamento dos outros alunos. Caracterizado por grupos de meninos e
meninas, percebemos que a idade não a separa de suas colegas, que estavam na sua casa.
Didática
O
que você vai passar de trabalho para o
aluno pesquisa ,a didática é o método.
Aula
dinâmica a maneira como o professor se porta, usa livro desperta o aluno colocar dinâmica chamar a atenção do aluno.
Ensino
Fundamental
5º
série 11 e 12 anos idade normal 10 anos
6º
série 14 e 13 anos até 11 anos tem
7º
série
8º
série
Ensino
Médio
1º
ano- 15 anos
2º
ano- 16 amos Isabela
3º
ano-
A
noite só os adultos
HISTÓRIA:
não é difícil, é agradável o problema é que o professor tem que chamar a atenção como dar aulas que não se tornem
monótona.
O
professor segue o programa da escola.
Com
base no depoimento de uma estudante de 11 anos, na 6º série
“EU
POSSO NÃO SER COMPORTADA MAS NÃO SOU AGITADA PORQUE EU SOU CRIANÇA E PRECISO ME
MECHER”
Meninas
no fundo, o professor falando e elas ficam se maquiando 14 e 15 anos de idade.
Grupinhos
de meninos, briga musica. Etc.
Grupos
dos estudiosos, entre eles são tidos como falsos.
48
alunos 5º série 28 passam direto nenhum fica reprovado, mas passam arrastados.
Depende
do professor.
“O
TRABALHO EM EQUIPE É EXTREMAMENTE PROVEITOSO; PERMITE AOS PROFISSIONAIS
ESTABELECEREM O LIMITES DE SUAS ATUAÇÕES E AO MESMO TEMPO CRIA A OPORTUNIDADE DA TROCA DE CONHECIMENTO
NAS DIVERSAS ESPECIALIDADES”
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