LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
ANDERSON FERNANDO SILVA
DIEGO AFONSO DA SILVA ASSUNÇÃO
FRANCO COUTINHO LOBATO
JOABH
LEVY SILVA DE CARVALHO
JOEL CABRAL SILVA
SEBASTIÃO PEREIRA
VIANA JÚNIOR
A FUNÇÃO DA CIÊNCIA HISTÓRIA NO CORRICULO
ESCOLAR
BELÉM-PA
2013
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA
ANDERSON FERNANDO SILVA
DIEGO AFONSO DA SILVA ASSUNÇÃO
FRANCO COUTINHO LOBATO
JOABH LEVY SILVA DE CARVALHO
JOEL CABRAL SILVA
SEBASTIÃO PEREIRA
VIANA JÚNIOR
A FUNÇÃO DA CIÊNCIA HISTÓRIA NO CORRICULO
ESCOLAR
Trabalho de Gestão de sala de aula. Apresentado
ao
curso de história das faculdades
Integradas
Ipiranga, como requisito parcial
para
obtenção do titulo
Licenciado em História orientado
pelo
Prof. Fátima
de Nazaré Pantoja Rezende
BELÉM-Pa
2013
ANDERSON FERNANDO SILVA
DIEGO AFONSO DA SILVA ASSUNÇÃO
FRANCO COUTINHO LOBATO
JOABH LEVY SILVA DE CARVALHO
JOEL CABRAL SILVA
SEBASTIÃO PEREIRA
VIANA JÚNIOR
A FUNÇÃO DA CIÊNCIA HISTÓRIA NO CORRICULO
ESCOLAR
Trabalho de Gestão de Sala de Aula apresentado
Ao curso de História das Faculdades
Integradas Ipiranga
Como requisito parcial para obtenção do titulo de
Licenciado
em Historia. Orientado pelo Prof.
Fátima de Nazaré Pantoja Rezende
Data ____________________________________
Resultado_________________________________
BANCA EXAMINADORA
Fátima de Nazaré Pantoja Rezende
faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura_____________________________________________
Fátima de Nazaré Pantoja Rezende
faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura______________________________________________
Dedicamos esse trabalho ao
Senhor Todo-Poderoso.
Deus, a Jesus Cristo, e o Espírito Santo, que compõe
Mistério, o poder da Santíssima Trindade. E a nossa
Mãe Celestial e intercessora Nossa Senhora.
E a professora que nos orientou com maestria
Na elaboração deste
trabalho.
|
JUSTIFICATIVA
Apresentamos o trabalho referente ao curso de
historia na disciplina gestão de sala de aula. Abordaremos o assunto em relação
a TAXONOMIA DE BLOON, a qual ficamos incumbidos de abordar em nosso trabalho. Os
principais tópicos da disciplina são a cognição, afetividade, e psicomotora, a
qual o educador está envolvido nesse contexto junto com o aluno. Cada uma das
teorias com o seu dado cientifico a seguir, e uma meta a atingir ou seja a
capacidade de adquirir, e passar por etapas fundamentais para o desenvolvimento.
Uma
parte com relatório (material
escrito), e no segundo momento em
formato de Slide. Sendo que o relatório será entregue a professora. E o grupo
de cinco alunos ira apresentar explanando os principais tópicos da TAXONOMIA DE
BLOOM. Para os acadêmicos presente; O segundo momento será apresentado uma aula
com conteúdo da 7º ano do ensino fundamental, como assunto xxx. Em formato de
mini aula.
As idéias referente a
inteligência do aluno, e suas perspectiva e desenvolvimento na aprendizagem escolar, é muito abrangente, e
engloba os ais variados teórico em que o educador, tem por obrigação estar
atento para essas idéias, na construção de um aluno novo que faça valer os seus
direitos na sociedade, e com isso possa facilitar o trabalho do educador com
base nas teorias.
A Taxonomia de Bloom,
também pode ser considerada uma corrente ideológica criada para interpretar
como se dá a aprendizagem, do aluno cientificamente. Que foi desenvolvida por
vários cientistas dos EUA, o foco principal era esquematizar como se dá a
aprendizagem doa alunos em seus convívios educacionais.
Nem sempre está claro para os educadores por que a
História faz parte do currículo escolar e qual a importância da sua
aprendizagem na formação do jovem. Mas essas questões são fundamentais quando
se pretende refletir, repensar ou posicionar-se em relação ao ensino de
História praticado.
De modo geral, o ensino de História pode ser
caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na
primeira metade do século XIX, com a introdução da área no currículo escolar.
Após a Independência, com a preocupação de criar uma genealogia da nação,
elaborou-se uma história nacional, baseada em uma matriz européia e a partir de
pressupostos eurocêntricos. O segundo momento ocorreu a partir das décadas de
30 e 40 deste século, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista.
O Estado também passou a realizar uma intervenção
mais normativa na educação e foram criadas as faculdades de filosofia no
Brasil, formando pesquisadores e professores, consolidando-se uma produção de
conhecimento científico e cultural mais autônoma no país.
A História como área escolar obrigatória surgiu com
a criação do Colégio Pedro II,em 1837, dentro de um programa inspirado no
modelo francês. Predominavam os estudos literários voltados para um ensino
clássico e humanístico e destinados à formação de cidadãos proprietários e
escravistas.
De um ponto de vista
critico, o objetivo da ciência historia na grade curricular do ensino médio, é
para primeiramente a formação, de um cidadão critico, que aprenda a respeitar a
sua pátria, mas a conheça como parte integrante no cenário mundial. Está certo
que a historia do Brasil não é das mais belas, ela pé bem dramática, mas quanto
mais debatido for mais conhecimento teremos de nossas raízes.
A TAXONOMIA DE BLOOM é uma corrente teórica, que aborda os devidos tema
como a
Cognição: ligada ao saber
Afetividade: Ligada ao sentimento
A psicomotora: ligada a ações físicas
Benjamin Bloom
Pedagogo e psicólogo norte-americano, nascido em
1913 e falecido em 1999, lecionou na Universidade de Chicago onde desenvolveu
investigações sobre os processos de planificação e avaliação no ensino. Teve
uma influência decisiva na área das ciências da educação ao propor uma
taxionomia dos objetivos educacionais. De entre as suas obras pode-se destacar:
Human Characteristics and School Learning e Taxonomy of Educational Objetives.
A taxonomia dos objetivos educacionais, também
popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização
hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma
comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos Estados
Unidos, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950. A classificação
proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes
domínios:
Sobre a cognição, ele se divide em 6 partes;
conhecimento,compreensão,aplicação, analise, síntese,avaliação. abrangendo a aprendizagem intelectual;
Sobre a área afetiva: está subdividido em 5 partes;
recepção,resposta,avaliação,organização de valores. Internalização. abrangendo
os aspectos de sensibilização e gradação de valores;
A área psicomotora: Bloom e sua equipe não pensaram numa taxonomia para
a ares psicomotora. Mas Harrow em 1972, propôs uma, em seis níveis;
reflexos,movimentos básicos,habilidades de percepção não verbal. abrangendo as
habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.
O aluno para passar de estágios, é bom lembrar que
ele precisa ter superado os estágios de aprendizagem anterior. Ele não é apenas
um esquema, ele é uma estrutura hierárquica que se passa pelo desenvolvimento
do aluno planejado
• Conhecimento – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em
recordar, definir, reconhecer ou identificar informação específica, a partir de
situações de aprendizagem anteriores;
• Compreensão – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em
demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por
ideias e palavras próprias;
• Aplicação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e
aplicar informação em situações ou problemas concretos;
• Análise – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em estruturar
informação, separando as partes das matérias de aprendizagem e estabelecer
relações, explicando-as, entre as partes constituintes;
• Síntese – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e
relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo;
• Avaliação – Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em fazer
julgamentos sobre o valor de algo (produtos, ideias, etc.) tendo em
consideração critérios conhecidos.
Revolução Industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças
que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade
dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com
o uso das máquinas. Até
o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e
produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o
processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente
artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As
manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas
manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial
devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do
país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural
e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos
mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o
operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca
de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a
trabalhar para sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com
as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as
máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros
movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o
trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o
conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma
etapa.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou
limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de
tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das
máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900,
ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália
também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica
e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da
locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais
inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços
tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial.
O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das
inovações dessa época.
OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO
A Função da Ciência Historia no Currículo da Instituição
Taxonomia de Bloom
CONTEUDO NORTEADOR
Taxonomia de Bloom
Revolução Industrial
Didática e Metodologia
METODOLOGIA
Mesa redonda: slide
RECURSOS DIDATICOS
Computador, slides, folha de plano de aula, quadro magnético e marcador
de quadro
CRONOGRAMA
Data
|
Atividade
|
Carga Horária
|
22/10/1213
|
1-Leitura em Equipe
|
4hs
|
29/10/2013
|
2
atendimentos as equipes
1,2,3,4,5,6 e 7
2.1-Elaboração do projeto
Ação Folder slides
|
4hs
|
19/102313
|
4.Apresentação da 3º e 4º
Equipe.
4.1-Apresentação do tema
Sobre a gestão de sala de aula
4.2. Aplicação dos Recursos Didáticos
4.3. Debates;
|
4hs
IDEM
|
AVALIAÇÃO
Será feita uma pergunta: Como você entende o pensamento ideológico na
Revolução Industrial? Você acredita que
foi uma resposta a opressão e exploração na sociedade capitalista?
ANEXOS
APENDICE
Anderson Fernando
Silva
Diego Afonso silva
Assunção
Franco Coutinho
Lobato
Joabh Levy Silva de Carvalho
Joel Cabral Silva
Sebastião Pereira
Viana Júnior
REFERENCIAS
http://www.educacao.ufrj.br/ppge/teses/Tese_Beatriz_Boclin.pdf
http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
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