FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
Sebastião Pereira Viana Júnior
Caderno Primeiro Semestre
Sociedade, Cultura Ética e
Cidadania
Prof. Sergio Bandeira do Nascimento
Linguagem e Meios de Comunicação
Ayvania Alves Pinto
Educação Desenvolvimento e
Aprendizagem
Maria do Socorro Rodrigues Rocha
Fundamentos Específicos I Métodos de Historia I
Andrea da Silva Pastana
Ciência, Tecnologia. Meio Ambiente
e Qualidade de Vida
Luiz Macedo de Lima Pinheiro
Libras – Língua Brasileira de
Sinais
Walber Christiano Lima da Costa
SEGUNDA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Sociedade, Cultura Ética e Cidadania
Prof. Sergio Bandeira do Nascimento
06/08/2012
Ele quer o conceito de sociedade e cultura
Sociedade:
Lea pode ter a denominação de capitalista segunda Karl Marx, no entanto outros
pensadores a vêem de forma diferente. Também pode ser um conjunto de normas e
regras que estabelece a convivência entre os indivíduos de uma sociedade.
As
sociedades não são autônomas entre si, nem os indivíduos que precisam um dos
outros. Principalmente porque elas não se desmembram, continuam juntas mesmo
diante de problemas e mazelas que prejudicam a sociedade como os delitos
Cultura:
O homem se apropria da natureza, a transforma em alguma atividade como, por
exemplo, um barco, a forma como ele utiliza o barco é chamada cultura. Também
afirmou que se for ao caso do homem construir arma com a natureza, também é
cultura. Então concluímos que cultura é tudo aquilo que o homem usa da natureza
para produzir. Tudo o que o homem transforma é cultura, como uma cadeira, por
exemplo, que era uma arvore, mas foi transformada em cadeira.
Também
estabelecido por uma variáveis de
comportamento e costumes que vão determinar a categoria de determinado grupo e
a existência de uma tradição que caracteriza aquela sociedade não se pode falar
de cultura sem lembrar sociedade vice versa.
Cultura
é tudo aquilo que o homem produz que se constitui em uma cultura pode ser uma
arma, uma cadeira, pode produzir musica etc. A cultura esta contida na
sociedade que é ela que vai ser os elementos constituintes da sociedade.
13/08/2012
Entender
a formação do estado brasileiro; no começo havia as três matriz culturais a
branca o índio e o negro cada um com uma diversidade infinita. A formação se
deu por uma visão do branco que não via no índio e no negro uma cultura, mais
sim os via como um selvagem.
Nos
vamos trabalhar com etnia, por exemplo os portugueses são uma étnica, que
compõe um grupo já raça fica por conta dos aspectos morfológicos. No começo da
expansão marítima e a forma com nos vemos que o Brasil foi descoberto também
está muito ligado a uma visão eurocêntrica ou seja a Europa como centro das
atenções.
O
historiador deve ver que não tem apenas uma visão a visão de que os portugueses
descobriram o Brasil não é errado, mas tem outras e nos não somos europeus pra
pensar assim.
20/08/2012
O
professor que chegar à sala de aula e achar que tem um campo ou uma visão menos
do que a do aluno, é melhor ele fazer alguma coisa, pois não é bom ele estar
nessa posição em relação ao aluno.
Já foi
debatido que as diversas visões da historia como analise de documentos, e de
que ele tem que ter uma visão à cima das pessoas normais. E também de que ele
tem que perceber que as fontes têm um significado e um interesse político, em
cada época. Como a carta de Caminha em que ele tem uma visão etnocêntrica, e
não enxerga nem o índio como homens e que constitui uma cultura.
Todos os documentos constituem uma fonte, e
que constitui uma verdade, só que essa verdade pode ser substituída por outra
de outro historiador com uma outra visão mas não quer dizer que a anterior não
esteja errado.
Também
temos que entender que a sociedade brasileira se formou convivendo com a
exploração, são essas as raízes do nosso Brasil uma condição de exploração e um
etnocentrismo praticado por parte dos portugueses.
Essa
desigualdade social e as injustiças cometidas pelos portugueses persistem até
hoje em nossa sociedade, são heranças coloniais que ficaram enraizadas no
Brasil desde o escravismo até a matança dos índios ambos resistiram mas
prevaleceu a força portuguesa.
Tanto
isso é verdade que por viver numa sociedade em que não havia a hierarquia
social mas havia pelos Portugueses acabou prevalecendo a do mais forte a do mais violento como
também é a nossa língua, ninguém fala
tupy a não ser o português.
27/08/2012
Quando
da colonização no Brasil, e do trágica trabalho escravo. Sabemos que o Brasil
não constitui apenas uma etnia, mas foram três matrizes o índio o branco e o
negro.
E que
a escravidão negra se deu por conta de uma resistência indígena e um argumento
ideológico que ele acreditavam se descendente de Canaã que havia sido
condenados a serem escravos de um dos filhos de Abraão aquele que o viu nu e
embriagado. Por tanto eles foram buscar na bíblia s justificativa para a
escravidão dos africanos porque eles acreditavam que lá eram esses
descendentes.
Não
podemos mais dizer que nos Sul do para tem trabalho escravo porque eles não
vivem em condição de escravidão,mas numa condição subumana de trabalho. Mas
eles não pertencem a alguém com no século XVI com os africanos e como
antigamente era legalizado, e eles acreditavam que aquilo era correto.
03/09/2012
O
etnocentrismo envolve os mais terríveis valores como preconceito,violência etc.
Porque ele sugere uma visão preconceituosa do outro, o mesmo que o europeu teve
quando chegou e viu os índios e as suas vestimentas diferentes .
10/09/1012
O que
foi mantido no Brasil, desde a época da colônia, a escravidão
podemos dizer que acabou o que acontece em algumas fazendas é um trabalho
análogo a escravidão. O home não se torna proprietário de um fazendeiro quando
a policia chega ele tem a sua liberdade preservada ao contrario da colônia que
era por via jurídica a escravidão. Nos não podemos dizer que eram sociedades
iguais elas são diferentes no tempo e no espaço existiam coisa lá que hoje já
não existem mais. Hoje não tem mais escravidão o que tem é um trabalho análogo
a escravidão.
TERÇA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Linguagem e Meios de Comunicação
Ayvania Alves Pinto
07/08/2012
Sobre
a linguagem de fotografias é porque um texto não é só o documento escrito, mas
uma foto um desenho pode ter um contexto escrito e histórico. Para desvendar
uma charge, é preciso fazer a leitura minuciosamente e prestar atenção nos
detalhes. Ela pode insinuar coisa em que seja preciso desvendar em outras
linguagens como a biologia, fotográfica etc. Ela mostrou uma charge em que o
personagem não abria os olhos para a pobreza e, no entanto ele fala que a elite
deveria ligar mais para esses assuntos.
Geralmente
as charges apontam um problema social e fazem uma critica a sociedade de como
ela se comporta. Também percebemos que em relação as fotos, cada pessoas vai
entender de forma diferente.
28/08/2012
As
diversas formas de escrever um texto, e os mecanismos com a intertextualização
que pode ser a informação e os dados do individuo com mecanismo de informação.
E um
texto Poe ser escrito de varias formas com pode ser uma foto, um desenho, uma
figura uma charge, um filme. Cada pessoa interpreta de um jeito, podendo dar as
mais variadas interpretações.
14/08/2012
O
assunto debatido foi um resgate das charges analisados na aula passada, que tem
que ser um olhar minucioso, para analisar o desenho. Também sobre a análise de
fotos, porque muitas vezes uma foto não parece ser o que é quando nos
recortamos ela só depois percebemos quando fazemos a junção do todo.
Textos:
também tem que ser feito seguindo uma lógica. Não pode escrever por escrever
cada parágrafo deve ser seguido uma norma de conivência, com, o seu parágrafo antecessor.
21/08/2012
Um
texto pode terás chamadas palavras perigosas, que podem confundir o texto ou
dar o significado a ela. Também percebemos que não é fácil elaborar um texto,
como ao construir um texto, alguns pode dar ênfase a uma posição política ou
focar numa estudante.
11/09/2012
Existem
textos como os que comovem e os mais técnicos que dão informações precisas e
que portanto determinam um parâmetro final. Alguém que Le o horóscopo vai pela
emoção se constituindo por tanto um texto instável, e uma propaganda de camisinhas pode ter vários pontos ele pode
ser um texto estável.
QUARTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Educação Desenvolvimento e
Aprendizagem
Maria do Socorro Rodrigues Rocha
01/08/2012
Porque
uns nascem para servir e outros para serem servidos porque numa sociedade
injusta, capitalista nos temos que viver conformados com a nossa posição de
inferioridade em relação à classe dominante.
A
mídia, os meios de comunicação os programas de televisão, a necessidade de ter
que atender os padrões de beleza que é imposto por esses meios de comunicações,
e nos aceitamos isso.
08/08/2012
Historia Social da Criança e da família
Por
volta do século XVI, os costumes da população era bem diferente das de hoje. As
crianças eram tratadas como um adulto em miniatura quando eles atingiam certa
idade, por volta dos 7 anos eles já
tinham que trabalhar.
Ajudar a sua família para uma criança
não pode ser aconselhado do ponto de vista para nos do século XXI, mas na época
era isso o que se esperava da criança. Os homens que começaram a ver as
crianças com outra visão. Elaboraram idéias de educar de forma repressora, e
ainda tinha a questão da Igreja que nos oprime até hoje.
Numa
sociedade sufocada pelos valores e a visão preconceituosa da burguesia em
relação aos pobres apesar da sociedade querer seguir um parâmetro igual ao da
burguesia, tanto naquela época como hoje
ainda é assim.
O
modelo de sociedade e sua mortal foram construídos a partir do momento em que
os grupos se diferenciaram e as características dominantes deviam ser
respeitadas. Apesar da família e a escola terem conseguido tirar a criança do
meio dos adultos, essa educação pensada acabou sendo opressora ela “privou a
criança da liberdade da qual ela gozava”
Penalidades
chicotadas era empregadas e a prisão como castigo. Existe a presença dos
moralistas esses moralistas eram contrario a lutavam com determinação contra a
anarquia ou o que lhe aparecia anárquico. Mas tarde a Igreja iria impor a sua
crença a educar a seu estilo.
22/08/2012
A
cognição quer dizer inteligência acontece desde os primeiros anos de vida, a
partir do momento em que nos vamos aprendendo as coisas. Para Piaget, nos ao
entrarmos em contato som algum aprendizado nos passamos por um momento de
adaptação do aprendizado, depois de acomodação daquilo que foi aprendido junto
como que nos já sabemos.
Se uma
criança vê um cavalo, onde já teve um contato com um cachorro ela vai dizer que
é um cachorro. Ate alguém dizer que não que aquilo é um cavalo ai ele vai
passar pelo processo de adaptação, a acomodação. Para poder inserir o
conhecimento.
28/08/2012
Para
Piaget as crianças passam por estágios, estagio sensório motor,pré operatório e
operatório. Onde o processo de inteligência se dá pela assimilação e
acomodação.
A
ápice do desenvolvimento da inteligência é dos 11 em diante. Não pode chegar
com 15 sem ter se estabilizado se não significa problema. Também na fase dos 7
aos 11 anos ela vai começar a se inserir nas classes sociais como ter as
melhores amigas. Quando criança elas não
conseguem ver o outro por isso elas arrancas de outras crianças os brinquedos.
As
idéias de Vygotsky faz oposição as de Piaget, porque esse não pensou com
relação com os animais, de que o homem é diferente deles pois só ele faz
cultura e consegue transmitir para as futuras gerações.
Para
Vygotsky, não pode ser estabelecido uma idade certa para as funções ou fases
acontecerem, ela pode acontecer tanto nos 2 anos com aos seus sucessivos nesse
ponto ele descorda de Piaget.
Também
tem o papel social do desenvolvimento para ele a educação e a aprendizagem são
fundamentais para o desenvolvimento da criança. É a partir desse contato que
ela vai estabelecer o seu padrão na sociedade.Três pensamentos básicos desse
teórico: Funções psicológicas também na atividade cerebral; cultura que faz
parte da cultura humana; necessidades com os outros inseridos.
12/09/2012
O
multiculturalismo: c que tipo de homens nos vamos formar como estabelecer um
parâmetro de aulas para alunos que fazem parte desse mundo globalizado tudo
isso são questões a se debater.
E
também a de que nos temos de conviver com as diferenças, sem interferir, mas
respeitando os outros, com todo o seu aparato multicultural não importa se é
rico ou pobre, apesar das classes sociais ser uma realidade na sociedade.
Consiste
em termos na frente uma variedade de pessoas com suas culturas, e valores que
as vezes são passados de geração em geração.O professor tem que conviver com
ele, e as perguntas a se fazer é; Que tipo de homem nos vãos formar? Como é que o
professor deve se comportar em sala de aula diante de um mundo de alunos em
transformação e em contato com uma mídia que não é das mais fáceis convivência
pois ela impõe um padrão de comportamento,que é absorvido por nos.
E esse
mesmo aluno que vive numa divisão de classes sociais, convivendo com a ilusão
de que a globalização é a reinvenção do capitalismo, pois não é ela ilude, pois
a posição de inferioridade é a mesma, e as regalias o filho do pobre não vai
ter nessa sociedade nos somos educados a servir os mais ricos.
Para
Paulo freire, a liberdade se dá através da educação, só assim nos libertaremos
dos grilhões do capitalismo. Também tem o fator religião na vida dos alunos que
significa padrão de comportamento e tabu para eles e os professores.
03/10/2012
O desenvolvimento Humano: ela
ocorre entra as relações esses elementos da cultura interagem entre si para o
desenvolvimento da criança. Ela forma uma teia que são a religião, família,
etc. o sofre influencia externa
Reconhecimento;
Não existia o reconhecimento de infância e adolescência, não existia o universo
infantil. Que é lúdico, como ela não era reconhecida por isso não havia espaço. Eles conduziam
essa criança para a fase adulta também no comportamento e para o trabalho etc.
Conviviam sem grandes expressões infantis.
Não podemos olhar o homem apenas
como um resultado, de outras expressões formadoras, não moldadas pela cultura.
Ele é ativo, também constrói. Só é cultura se tiver relações com o grupo
Rede de significações no
desenvolvimento Humano
No
desenvolvimento humano, quando pensamos no desenvolvimento do ser humano, logo
vêem a mente que o sujeito cresce, amadurece e que se constitui a partir de uma
rede de relações familiares sociais e culturais.
Pense na seguinte sena: uma
pessoa desconhecida em uma festa em uma loja ou em uma fila de supermercado.
Não sabemos nada a seu respeito embora saibamos identificar o sexo (home ou
mulher), a faixa etária criança.
Instrução do se humano: O desenvolvimento humano e
as relações entre relações dos elementos da cultura interagem entra si e para o
desenvolvimento da criança que forma uma teia de constituída de religião,
família, escola etc. que influencia a pessoa
Não existia o reconhecimento do
sentimento de infância e adolescência: O universo infantil é lúdico, sem a
infância reconhecida, por isso não existia o espaço para elas. Eles conduziam
uma criança para a vida adulta tanto no
comportamento como no trabalho, etc.,
eles conviviam sem grandes expressões infantis.
Não podemos olhar o homem apenas
como resultado não moldado pela cultura, ele é ativo também constrói, só é
cultura se tiver relações com outros grupos
Porque como o homem se desenvolve com
a cultura o multiculturalismo é responsável por ele englobando diversas formas
de comportamento. Os homens tem comportamento diferente dos outros animais
estes que não chegam ao nível dos homens sendo assim o homem acaba por dominar
esses outras espécies.
A cultura; O homem por se diferenciar
dos outros animais pois estes que não conseguem transmitir os outros s
aprendizagem feitos e observados em experiências. Ao contrario do homem que
aprende coisas, inventa e repassa é essencial para o desenvolvimento das
pessoas
18/10/2012
O plano educador não e o da
violência em meio aos contrastes da sociedade em casos de violência em que pais
batem nos filhos e de que a violência contra o adolescente nas casas de família
foi criado o ECA para das direito as crianças.
Até os 12 anos é considerado criança e até os 17 adolescência
em alguns casos a adolescência vai até aos 20.
QUINTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Fundamentos Específicos I Métodos de Historia I
Andrea da Silva Pastana
02 e 09 de Agosto de 2012
Não
podemos mais dizer que num Shopping, esteja cheio de burgueses, no entanto são
eles que têm as melhores mercadorias e as melhores escolas. Como o professor
vai conseguir chama a atenção do aluno em sala de aula, para que ele goste da
aula de historia.
O
aluno que já vêem de casa com as noticias do jornal sobre violência, e com uma
infinidade de inquietações da idade adolescência é esse o aluno que nos vamos
trabalhar.
Segundo
a professora, o capitalismo se reinventou, teve a globalização outras
sociedades experimentaram outra formas de economia, mas o capitalismo
prevaleceu sobre elas.
16/08/2012
O
professor de historia vai lhe dar com o marxismo, e pode ter vários meios de
ensinar. E ao mesmo tempo em que o ensino de historia passou por diversos
processos até ser vista como profissão, e essa profissão de professor já está
regulamentada, que foi em 2010.
Teve a
época da ditadura militar em que os conteúdos eram controlados de acordo com a
ideologia da ditadura em que você tinha que amar a pátria. Depois o ensino
mudou e a historia foi vista com a ciência de todos os homens. Entre outras, a
idéia de que nem o professor e tido como conhecedor de toda a matéria como foi
pedido o domínio total na época em que ela era tida como frágil quando era
lecionado como estudos sociais não havia um desprendimento e ficava muito
confuso esse ensino.
18/10/2012
A historia tem diversas
interpretações onde o papel do historiador é fazer reflexões de todo o material
produzido onde deve ser um motivo de
debate, isso de ser a produção do conhecimento histórico.
O historiador não tem autonomia,
ele fica reduzido por exemplo quando uma editora manda ele reduzir um livro,
isso tira a vontade dele de fazer um trabalho mais detalhado. Nesse contexto
histórico temos elementos como : espaço, sujeito, contemporaneidade e fonte.
Percebemos que a historia é o mesmo
passado, mais com varias interpretações. Passado é passado, já passou não tem
como fazer toda a interpretação, a historia nos estamos fazendo a todo momento
o passado é um problema porque não consegue reconstruir ou a amplitude total,
por isso ele se torna um problema. Mesmo assim o historiador precisa do
passado. Mesmo não dando conta de todo o trabalho, onde valorizar todos os trabalhos,
personagens etc.
Não somos imparciais quando estamos
escrevendo, da feita que nos estamos escrevendo
temos um interesse ai. Os relatos não recuperam totalmente o passado não
há verdade; Nas interpretações, versões e discursos.
SEXTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Ciência, Tecnologia. Meio Ambiente
e Qualidade de Vida
Luiz Macedo de Lima Pinheiro
De alguns anos para cá a vida mudou muito, e corre mais
rápido nas ultimas década, o desenvolvimento técnico cientifico é acelerado, na ultima década foi mais rápido do que em toda a historia
humana. Nas mais diversas formas com os transgênicos, e as energias renováveis
e as perigosas como a energia atômica, a
eólica a diversidade em fim todo um contexto que envolve o homem e sua complexa
sociedade.
Os médicos não gosto que as pessoas
usam genéricos, segundo o professor, eles vêem com quantidade menos da
substancia, se um remédio tem 500 miligramas, o seu genérico vêem na capa com
500 também, mas na verdade ele tem menos até porque isso o torna mais barato.
Estudamos as energias, e o homem
tem capacidade de fazer uma energia mais barata, e nos ainda, estamos partindo
para construir hidrelétrica, coisa do século passado. Os grupos foram divididos
para falar das energias. Falamos da energia atômica, ela é muito perigosa,
Os ecossistemas são células vivas? São porque ela que gera a vida, sem ela
a vida se extinguiria e a humanidade não está cuidando bem dessa natureza.
Porque ela fica como centro de tudo por isso são consideradas células. Muitos
proproblemas causados pelos homens como o desmatamento gera o calor muitas
construções de casas sem se preocuparem com as árvores, poluição dos rios por
exemplo o rio Guamá é muito poluído.
As áreas mais afetadas pelos
desmatamentos no Pará? A quais
atividades econômicas podem estar relacionadas ? Total de 23% de sua cobertura
florestal esta intacta 67? Já foi desmatada. A Amazônia é afetada, exploração
das drogas do sertão exploração da borracha e ocupação do território na década de 1960. Os
empreendimentos são: aberturas de rodovias Belém Brasília e transamazônica
Na linha do tempo dos principais
acontecimentos relacionados à conscientização ambiental no Brasil.
- Conhecimento sobre a origem das preocupações
ambientais que passaram a afligir as
sociedades atuais
- A compreensão sobre fundamentos teóricos e
filosóficos à Luz da complexidade ambiental.
_ A Identificação de pactos e documentos
internacionais, nacionais, regionais e locais para equacionar questões
socioambientais
_ Os desafios da complexidade ambiental para a
atuação profissional
_ O entendimento sobre a importância da educação
ambiental para a construção e fortalecimento de sociedades sustentáveis.
Existem quatro alternativas de uso sustentável
adequados para os recursos mais ameaçados pela ação antrópica do planeta; O
desenvolvimento sustentável, é idealizado por cientistas, que : tem como
objetivo não desgastá-la, ou poluí-la demais. A reciclagem e materiais aproveitáveis e fonte de usos
alternativos de energia garantindo que gerações futuras também se beneficiar
desses recursos.
1-Só jogue fora o que realmente não poder ser usado
por ninguém
2- Apóie as atividades de recuperação e ativação de
objetos
3- Utiliza papeis dos dois lados
4- Compre produtos reciclados pois eles ajudam a
reduzir o lixo
TERÇA E QUINTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Libras – Língua Brasileira de
Sinais
Walber Christiano Lima da Costa
O surdo é uma pessoa normal como
qualquer outra, tem os mesmos desejos, sonhos temores se casam etc. o professor
não pode ver ele como diferente, mas com um aluno especial que precisa de um
aparato técnico para ser compreendido.
A filosofia bilíngüe, e que os
surdos podem ter duas categorias a patalogica deficiente clinico e a psicossocial.
Muitos dos surdos não de declaram deficiente,mas diferente por isso é bom
perguntar como ele gosta de ser chamado.
Desde
a pré historia que pode ter existido surdos,mas não há registro até porque
seria muito difícil a comunicação numa época em que não existia a fala a qual
conhecemos hoje.
Por
meados da antiguidade, até Aristóteles disse que os surdos não eram humanos, e
que nunca iriam conseguir aprender ou chegar ao nível dos que tinham a audição.
Na
época da idade media, numa época em que a religião era prevalecente quando
nasciam um surdo, eles diziam assim” o que você fez pra merecer isso eram
tratados como pecadores”
Depois
desse resumo histórico chegamos a época em que foi organizado o congresso de
Milão, onde apenas 6 surdos
participaram, e foi estabelecido de que o surdo tinha que aprender a
falar por isso a língua de sinais estava proibida. Claro que eles continuaram a
usar a língua de sinais escondidos.
Entre
os métodos tinha a comunicação total em que eles tinham que aderir a essa
filosofia, e treinos em que eles era submetidos com vela, e repetindo as letra eram entregue os certificados de que eles tinham concluído o
curso,mas não conseguiam falar.
Passado
alguns anos, no Brasil por exemplo um surdo fez um protesto fez um desenho
retratando a trajetória e a tirania que foi proibirem a língua de sinais, e um
dia caiu na mesa de Fernando Henrique Cardoso, depois disso foi decretada a lei
que regulariza a língua de sinais oficial no Brasil, o pais passa a ter uma
segunda língua oficial dessa com sinais.
Toda a
luta dos surdos, ao longo do tempo esta marcada por perdas e ganhos, por
exemplo no Brasil as leis de inclusão muitas vezes não são respeitadas não tem
interprete nas escolas bares restaurantes tec.
A
escrita dos surdos é diferente, é preciso muita atenção do educador na hora de
ler pois as mesmas não apresentam concordância sendo até de difícil compreensão.
03/12/2012
Revisão:
1-Surdes; Ela tem duas visões as vezes os surdos
podem não gostar como nos referirmos a eles, por tanto existem: Visão Clinica:
sugere que o surdo tem uma doença, deficiência,anormal, e tem que ter o
treinamento para a fala, ela busca o método oral.
É dada a oportunidade para o surde
fazer sinais no bilingüismo, no oralismo
não havia essa possibilidade.
Visão Sócio Antropológica: prega a diferença, e o
respeito a libras seria a 1º língua oficial e a língua portuguesa a 2º.
2-Congresso de Milão: 1755 1º Escola de Surdos em
Paris, 1880, Congresso de Milão. 2002 Lei de Libras, 2005 Decreto 5626
A escolarização de surdos entre diversos assuntos,
oral X sinais se fosse surdos ou ouvintes deveriam ser excluídos. O método oral
se tornou oficial na língua dos surdos eles tinham que aprender a falar. Não
esteve presente em grande quantidade quem realmente interessava, como os
surdos.
3-Libras: Respeito aos surdo, conhecimento das
língua de sinais. O surdo entende que através da língua de sinais eles se
identifica melhor.
4-Correntes educacionais:
1-Oralismo;
2-Comunicação total;
3-Bilinguismo;
PLANO DE AULA
1. Identificação:
1.1. Disciplina:
1.2. Professor:
1.3. Tema da Aula:
1.4. Ensino Fundamental:
1.5. Carga Horária: Data:
2. Objetivos
2.1. Geral:
2.2. Específicos:
3. Conteúdo
4. Metodologia
5. Recursos
6. Avaliação
7. Bibliografia Básica
8. Bibliografia
Complementar
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