(OBS): (Erro);No Blog aparece como
se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História.
Os ideais de educação provem também
da classe burguesa, é por isso que nos vivemos hoje sob uma ordem burguesa, foi
em resposta a educação que foi um dia
elitizado pela Igreja Católica na idade media, somente o clero tinha acesso a
estudos e educação, tanto que eles fundaram as universidades. Os iluministas
queriam que a educação fosse expandida, para a sua classe é claro, só quem
tivesse dinheiro poderia estudar, se instruir. Eles não estavam interessado no
bem estar da grande massa que seguia na ignorância e empobrecida. No Brasil
percebemos uma grande desigualdade social entre as escolas, publica e privada.
Hoje a
escola tenta se libertar de um contexto histórico de opressão, onde o aluno era
castigado, e exposto as duras penas, procura-se um modelo mais humano de
educar, acredita-se hoje, que a reprovação seria ao maior dos castigos e
causador, de um serio dano a personalidade da criança. No entanto outros são
contra a medida acreditando ser uma desvalorização da necessidade de educação.
Acredita-se
que a ascensão, na sociedade vêem por maio da educação, mas na pratica não é o
que acontece, alguns se formam, e continuam
refém de uma alienação capitalista prevista por Marx, isso se tornando
um ciclo vicioso, e não libertador mas sim opressor para as pessoas, ou seja
para o proletariado. O desenvolvimento do Brasil, não corre lado a lado com a
educação, ainda se pensa muito que o Brasil possa vencer apenas com o produto
interno bruto, e se esquece da parte intelectual.
Apesar
do esforço da grande massa em tentar se educar, e buscar as universidades, ou
faculdades, parece que a divisão de classe, fica cada vez mais evidente. Nas
camadas sociais, nos somos educados para servir a elite, seremos eternamente
operário de segunda mão dos filinhos de papai
e da ordem burguesa; Segundo a ótica de Karl Marx nos somos alienados
porque consumismos o que produzimos, e essa uma avaliação resumida da alienação
de Marx.
Essa condição se reflete para os
nossos filhos, que nunca se educarão para comandar, mas para servir a classe
burguesa. Não terão nunca uma liberdade referente a sua condição de trabalhador,
na sociedade capitalista, porque ela é estratificada segundo Max Weber.
A escola não é mais a mesma, até porque nunca foi de agrado dos entendidos no
ramo da educação, ela já foi um mecanismo opressor, como o behaviorismo,
retrata, que tinha que ter punição, já
foi um mecanismo em que se idealizava um processo de repetição, entre outras
metodologias, que atravessaram a historia vindo sempre de outros países essas
idéias.
O
poder opressor dos mecanismos de dominação da classe burguesa, é ofegante,
oprime e não dá chance para o proletariado ter uma autonomia, se ele se rebela
sofre grande impacto opressor, seja nas mídias, e até violência física. É
evidente que a classe operaria se diferencia com tamanha margem de diferença seja no campo intelectual, e até
nos pressupostos da justiça, sendo corrompida a favor da classe burguesa,
contra os mais fracos.
O
certo é que a sociedade nunca caminhou em prol de uma condição justa para
todos, temos um governo que soja a favor
dos grandes empresários no mundo, que foi feito por eles em sua revolução burguesa, e a educação
caminha em prol dessa condição; Lutamos, lutamos, mas parece que não
conseguimos sair do lugar alienado por uma força burguesa, que não dá chance de
ascensão, sempre comandando os passos do proletariado, a encabeçando os
parâmetros da educação.
Fica a
questão aqui, como mudar uma sociedade onde existe uma hierarquia, corrupta ,
como aquela que existiu na Roma antiga, como mudar o fator educação para que
ela seja realmente um mecanismo
libertador e revolucionário da igualdade social, a mudança começa a partir de
uma sala de aula para depois se expandir para o mundo e pela maioria.
Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808
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